Reciclagem de Isopor: Tudo o que você precisa saber
Veja mais sobre os tipos de reciclagem, quais etapas seguir na hora do descarte e os melhores lugares para se colocar o material
O isopor é um dos materiais mais presentes em nosso cotidiano, sendo utilizado em diversas embalagens, objetos e até em construções. No entanto, quando se trata de reciclagem, muitas informações passam despercebidas ou não chegam à conscientização das pessoas.
Afinal, é possível reciclar isopor? Onde devo descartar o material e qual a melhor maneira de descartá-lo? Não se preocupe, pois nesta publicação você irá descobrir as respostas para essas perguntas e ver como tudo pode ser mais fácil do que você imagina.
Tipos de reciclagem do isopor
O isopor, também conhecido por seu termo técnico EPS (Poliestireno Expandido), é um produto sintético derivado do petróleo, composto por 98% ar e apenas 2% de plástico, que demora bastante tempo para se decompor. Apesar disso, é 100% atóxico e reutilizável!
Até pouco tempo atrás, as pessoas não tinham muito conhecimento sobre práticas sustentáveis relativas ao isopor, porque ele não era diretamente associado ao plástico. Hoje, caminhamos em busca de um mundo cada vez mais sustentável com pessoas que se dedicam à educação sobre essas tarefas.
Existem três maneiras de realizar a reciclagem do isopor: mecânica, energética e química.
Reciclagem mecânica
O método de reciclagem mecânica é considerado o mais comum de todos. Nele, o isopor é transformado em matéria prima para a fabricação de novos produtos, tais como quadros, rodapés e brinquedos.
Reciclagem energética
Na reciclagem energética, o isopor é reutilizado para a recuperação de energia devido ao seu alto poder calorífico. Quando queimado em usinas térmicas, emite vapor d’água e gás carbônico, o que também não prejudica o meio ambiente.
Reciclagem química
No processo de reciclagem química, o plástico é derretido para ser reutilizado na fabricação de óleos e gases, além de colas, solventes ou sola de calçados.
Quais etapas seguir na hora de descartar o isopor?
Conhecidas as possibilidades de reciclagem, algumas etapas são necessárias para otimizar o descarte e não ferir o meio ambiente. São elas:
- Lavar bem o material a ser descartado
- Compactar para facilitar a separação e o transporte
- Destacar no lixo reciclável (plástico)
- Estar atento ao dia e horário da coleta seletiva
Onde descartar o isopor?
Você pode fazer o descarte nas lixeiras vermelhas de reciclagem de plástico ou nos pontos de coleta seletiva mais próximos. É possível encontrar alguns lugares específicos como:
- Pontos de entrega voluntária
- Ecopontos
- Conteinerização dupla
- Cooperativas especializadas na coleta e transporte
Contribuições da D’staq para um mundo mais sustentável
A D’staq atua há mais de 30 anos na Baixada Santista e Grande São Paulo com a distribuição de produtos descartáveis, embalagens e higiene e limpeza.
Nós acreditamos que um mundo sustentável é possível. Por esse motivo, mais do que apresentarmos produtos aos nossos clientes, oferecemos o que há de mais moderno e ecologicamente correto em materiais. Todas as etapas visam cuidar do meio ambiente, desde a compra, armazenamento, venda até a distribuição. Entre em contato com a gente para saber mais.